Carta de Posicionamento e desligamento do Fórum de Experiências Populares em Audiovisual – FEPA

A todos os interessados no audiovisual popular:

Escrevemos essa carta para tornar público nosso posicionamento e desligamento do Fórum de Experiências Populares em Audiovisual. Em primeiro lugar é importante deixar claro o quanto acreditamos na importância de iniciativas de se construir um fórum, que deve ser um espaço de troca de idéias, experiências e construção de pautas, demandas, diagnósticos acerca do audiovisual popular, e, portanto, com participação dos realizadores audiovisuais realmente populares, sejam exibidores, formadores, produtores e/ou distribuidores.

Ingressamos no FEPA justamente interessados em nos inteirar das discussões, acreditando que poderíamos colaborar com uma construção coletiva. Consideramos fundamental a idéia de um espaço no qual fossem levantadas e discutidas as propostas de um movimento, com e pelos seus autores sociais. Isso, com ênfase na participação, na colaboração e na transparência.

Em sintonia com a nota divulgada pelo Cinema Nosso em janeiro deste ano, não concordamos com a forma atual de representação estabelecida no FEPA, onde propostas são encaminhadas sem que tenham sido amplamente debatidas com seus integrantes.


Acreditamos que o vídeo popular é um trabalho que se estabelece na base com uma atuação social marcada por seus próprios atores. Nossa realidade não pode ser homogeneizada e transformada em uma única Organização com um representante institucional.


Nesta linha estamos priorizando o fortalecimento dos trabalhos nas comunidades e para isto estamos construindo um Circuito de Exibição de Vídeo Popular que conta hoje com 20 pontos de exibições, 40 filmes, envolvendo aproximadamente 40 coletivos e ou grupos organizados que trabalham com vídeo popular. Além do circuito, produzimos uma revista do Vídeo Popular e em setembro acontecerá a 3ª Semana do Vídeo Popular.

COLETIVO DE VÍDEO POPULAR

http://coletivovide opopular. blogspot. com/

videopopular@ gmail.com

Assinam esta carta:


Ação Educativa
Arroz Feijão Cinema e Vídeo
CarlosCarlos – CNSA
Cia Estudo de Cena
Cine CRUSP
CineBecos
CineCampinho
Cineclube Polis / Instituto Polis
FABICINE – CineEscadão
Fanzine Catraca
Fernando Frias
Filmagens Periféricas
Lunetim Mágico – vídeo Independente
MUCCA
Mundo em Foco
NCA
Nossa Tela
Vanessa Reis



Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s