Estréia de Agosto do Circuito Exibidor de Vídeo Popular: Saindo da Lixeira… do PROGRAMA IX


03/08 – 19h00 Cine Olido

R. São João, 473 – Centro


Sessão completa: Programa IX

*

O Canto de Acauã, doc, 15 min, 2009
Direção: Coletiva
Realização: Brigada de Audiovisual da Via Campesina

Sinopse: O documentário relata os problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas depois da construção da Barragem de Acauã. A obra, construída para abastecimento de água, lhes tirou a terra, a moradia e o trabalho, ou seja, as condições para a vida digna. Não foi garantido nem o abastecimento de água para essas famílias, muito menos o acesso à saúde e à educação. Imagens coletadas em 2002, um pouco antes de a barragem ser concluída, mostram como era a vida das comunidades, as casas, o posto de saúde, etc. O vídeo faz parte de uma campanha nacional do MAB que visa denunciar a violação dos direitos humanos por ocasião da construção de barragens em todo o país.

Contato: fliperama@mst.org.br

*

Mestres da Gaita, doc, 10 min, 2008
Direção: Rodrigo Santos Souza
Realização: Mundo em foco

Sinopse: Documentário sobre a importância da gaita e da amizade na vida de dois mestres deficientes, responsáveis pela única orquestra de gaitas na América do Sul, no Tendal da Lapa.

Contato com os realizadores: rodrigo@mundoemfoco.org

*

1º Encontro de Djs, doc, 11 min, 2009
Direção:
Negro JC, Montanha Anderson
Realização: Filmagens Periféricas

Sinopse: 1º Encontro de DJs é um vídeo histórico e inédito no Brasil, com a participação de vários DJs do cenário Hip-Hop Paulistano exaltando a resistência do vinil e promovendo um intercâmbio

da DJ Delise da Espanha.

Contato com os realizadores: filmagensperifericas@hotmail.com

*

Saindo da Lixeira, doc, 46 min, 2009
Direção: Filipe Freitas

Realização: ALMA Ambiental

Sinopse: Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona leste de São Paulo. Em meio a crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo a tona o olhar, os desafios e sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Expondo a complexa problemática do lixo em São Paulo, o vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do grupo Alma Ambiental, formado por jovens de bairros que buscam agir e contribuir para a mudança de consciência junto a comunidade.

Contato: maurelli_4@hotmail.com


O Coletivo de Vídeo Popular é uma reunião permanente de realizadores da região metropolitana de São Paulo que visa multiplicar, ampliar, dar visibilidade e acesso aos meios de produção, sensibilizando e potencializando interessados na linguagem audiovisual. Também fortalecer a integração entre os grupos já atuantes e trazer o debate sobre as políticas da área para o meio da rua.

Tem o objetivo principal de incrementar e estabelecer o audiovisual dentro de um processo colaborativo atrelado a uma ação de fortalecimento de grupos produtores-formadores-exibidores-distribuidores, bem como constituir uma potente rede de comunicação entre os coletivos.

Em 2009, o Projeto do Vídeo Popular foi contemplado pelo Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais, da Prefeitura de São Paulo e, através deste apoio, está desenvolvendo 03 frentes de ação: o Circuito Exibidor, a Revista do Vídeo Popular e a III Semana do Vídeo Popular são realizações do Coletivo de Vídeo Popular – para a divulgação e reflexão acerca dos trabalhos de vídeo popular deste e em outros coletivos.

videopopular@gmail.com


Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s